Pesquisar
Close this search box.

As 10 Tendências Tecnológicas que Dominarão o Ano de 2024

Tendências Tecnológicas

A Era Tecnológica em Constante Evolução

Estamos imersos em uma era impulsionada por Tendências Tecnológicas em constante evolução. Além disso, é desafiador acompanhar todas as inovações diárias, mas fontes confiáveis como o Gartner nos auxiliam a estar atualizados. Atualmente, com o constante surgimento de novas tecnologias, é essencial contar com orientações precisas para compreender e aproveitar ao máximo as transformações tecnológicas.

O Gartner e Suas Previsões Tecnológicas

O Gartner é líder global em pesquisas e consultoria, sendo uma das fontes mais respeitadas da área. Recentemente, divulgaram suas previsões tecnológicas para o ano de 2024 no relatório “Top Strategic Technology Trends for 2024”. Nesse relatório, eles listaram as top 10 tendências tecnológicas que devem impactar tanto o mundo dos negócios quanto o nosso dia a dia.

IA Generativa Democratizada

A primeira tendência apontada pelo Gartner é a IA generativa democratizada. Trata-se de uma forma de inteligência artificial que pode criar conteúdo original, como textos, imagens, áudio e vídeo, a partir de dados ou instruções. Ademais, essas IAs são projetadas para aprender padrões e características de conjuntos de dados existentes, tornando-se mais inteligentes com o tempo. Alguns exemplos dessa tecnologia são o Chat GPT, o Google Bard e o Bing.

Turism – Gestão de Confiança, Risco e Segurança

Com a democratização da IA generativa surgem problemas relacionados à proteção dos dados e ética. Por isso, o Gartner aponta a segunda tendência como a gestão de confiança, risco e segurança. Por isso, ela busca estabelecer diretrizes para garantir o uso responsável e seguro da inteligência artificial, protegendo dados confidenciais e infraestruturas vulneráveis.

Desenvolvimento Auxiliado por IA

A terceira tendência é o desenvolvimento auxiliado por IA, que se refere ao uso das próprias ferramentas de IA, como a inteligência artificial generativa e o machine learning, para ajudar engenheiros de software a construírem softwares mais avançados. Desse modo, isso permite que eles gastem menos tempo escrevendo código e mais tempo em atividades estratégicas.

Aplicações Inteligentes

A quarta tendência é a utilização de aplicações inteligentes, que são serviços baseados em inteligência artificial, como o machine learning, que se adaptam dinamicamente aos usuários. Exemplos dessas aplicações são a Alexa, o YouTube, o TikTok, o Netflix e o Spotify. Além disso, essas aplicações inteligentes têm se mostrado cada vez mais importantes no mundo dos negócios, ajudando os executivos a terem mais tempo para atrair e reter bons profissionais.

Gestão Contínua de Exposição a Ameaças

A quinta tendência é a gestão contínua de exposição a ameaças. Nesse sentido, com a disseminação da inteligência artificial, torna-se necessário adotar ferramentas e técnicas para avaliar riscos digitais e físicos. O Gartner prevê que empresas que priorizam investimentos em segurança reduzirão as violações de sistemas em cerca de dois terços até 2026.

Força de Trabalho Conectada e Aumentada

A sexta tendência é a força de trabalho conectada e aumentada, que busca otimizar o valor derivado das pessoas por meio de tecnologias como a realidade aumentada, a realidade virtual, os wearables, os assistentes de voz e os chatbots. Desse modo, essas tecnologias têm o potencial de transformar a forma como trabalhamos e interagimos com as máquinas.

Clientes Máquina – Cobotização

A sétima tendência é a cobotização, que se refere à utilização de tecnologias que permitem que os clientes interajam com serviços sem a necessidade de um atendimento humano. Exemplos disso são veículos autônomos, robôs em fábricas, assistentes virtuais e chatbots. Além disso, essa tendência tem o potencial de gerar economia e eficiência para as empresas.

Tecnologia Sustentável

A oitava tendência é a tecnologia sustentável, que se relaciona diretamente com a preocupação ambiental. Trata-se, pois, de soluções que apoiam práticas de sustentabilidade nas empresas, como a assinatura eletrônica, a captura de carbono e o uso de energia solar. Nesse sentido, essas inovações visam equilibrar o desenvolvimento tecnológico com a preservação do meio ambiente.

Engenharia de Plataforma

A nona tendência é a engenharia de plataforma, que envolve a criação de bases tecnológicas robustas para serviços digitais. Nesse sentido, essa abordagem busca garantir que as plataformas sejam escaláveis, acessíveis e tenham atualizações constantes para oferecer a melhor experiência possível ao usuário. Exemplos de plataformas são sistemas operacionais, redes sociais e sistemas de nuvem.

Plataformas Industriais em Nuvem

A décima e última tendência é a utilização de plataformas industriais em nuvem, que são adaptações das plataformas de nuvem para setores específicos. Nesse sentido, essas plataformas especializadas têm sido cada vez mais utilizadas em áreas como educação e serviços financeiros, oferecendo soluções personalizadas para esses segmentos.

O Futuro Tecnológico

Segundo o historiador Yuval Noah Harari, autor de “Sapiens” e “Homo Deus”, estamos caminhando para um futuro onde a tecnologia estará tão presente no nosso cotidiano que seremos uma mescla de homem com máquina. Embora seja impossível prever com certeza o futuro, podemos palpitar sobre as tendências tecnológicas.

Qual é a Sua Opinião?

E você, qual a sua opinião sobre as tendências tecnológicas para 2024? Na minha opinião, a inteligência artificial generativa aplicada ao nosso dia a dia e ao nosso trabalho será uma das principais tendências. Além disso, essa tecnologia terá um papel fundamental na produção de textos, e-mails, imagens, vídeos e muito mais. E você, qual a sua opinião?

Muito obrigado pela companhia até aqui!

Tchau!

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.